15 de agosto de 2020

O que é Marketing Digital e por onde começar?

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, o marketing digital nada mais é do que toda atividade de marketing que as empresas realizam de forma online. Mídias sociais, e-mail marketing e website são alguns exemplos de ferramentas de marketing digital que são utilizadas para divulgar e comercializar produtos e serviços. Além de atrair novos clientes o marketing digital também auxilia na  fidelização dos clientes de sua base, bem como nas demais relações com colaboradores, fornecedores e demais stakholders.

Deixamos sua cabeça mais confusa? Então se liga nesse conteúdo especial que preparamos pra você!

Digamos que você empreende e quer alavancar suas vendas. Se você leu em algum lugar que precisa fazer marketing digital, mas não sabe por onde começar. Então você pensa o seguinte: “Se preciso de marketing digital, então minhas metas serão conseguir um número grande de seguidores, mais curtidas e aumentar as visitas ao meu site. Certo?” Errado.

O que fará de você um especialista em marketing digital é entender de planejamento e estratégia de marketing, compreender o que cada número das estatísticas representa, e ser capaz de traçar metas darão retorno financeiro a sua empresa. O mundo do Marketing Digital é complexo e possui diversos objetivos diferentes. Os resultados não aparecem da noite para o dia, por isso requer muito estudo, planejamento, domínio das ferramentas, criatividade e paciência.

Em nosso programa acima, sobre como vender mais nas redes sociais, nosso convidado Leonardo Guzatti Dengo, que é CEO da Echosis – uma franquia de Marketing Digital presente no Brasil e EUA – comenta que ter um mix de redes sociais pode ser mais eficaz na hora de prospectar leads. A ideia é fazer a coleta de dados, como e-mail, em uma rede social, e atingir o lead em outra. Quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?

Outro tópico importante abordado nesse mesmo programa foi referente aos erros mais comuns das empresas ao iniciar no marketing digital. Que basicamente são:

Erro de português. Esse é um dos piores. Marketing mal feito nas redes sociais passa uma imagem ruim para o consumidor.

Não aceitar críticas. Pode parecer óbvio, mas ainda se vê muita empresa por aí que não sabe responder críticas construtivas com respeito e coerência.

Não focar no público adequado. Esse é um dos mais difíceis de corrigir, pois precisa estudo, planejamento e requer persistência.

Se você não tem perfil nem tempo para estudar sobre o mundo digital, uma dica é recorrer a especialistas dessa área. Algumas empresas dão todo o suporte desde o planejamento estratégico de marketing até o gerenciamento de postagens e resposta de dúvidas de clientes.

Falando em planejamento, que tal algumas dicas para você melhorar sua presença digital?

Dicas práticas sobre marketing digital em mídidas sociais

O marketing deve ser feito desde o 1º dia.

O marketing é a essencia de qualquer negócio. Todos os cases de sucesso de empresas conhecidas passam por estratégias de marketing que deram certo. Entretanto, para que uma estratégia dê certo, é preciso errar várias vezes e observar os aprendizados. Portanto, quanto antes você começar, mais cedo colherá os resultados.

Menos texto, mais imagens.

É recomendado que se utilize até 20% de textos nas publicações. O ideal é quando o público consegue ver a imagem e já entender a mensagem que você está passando. Claro que isso não é uma obrigação, pois sabemos que nem sempre é possível. Mas vale a dica em se atentar para não encher seus anúncios de textos e causar uma poluição visual.

Use e abuse de vídeos.

O surgimento de novas redes sociais como TikTok, por exemplo, não é por acaso. É estatisticamente comprovado que vídeos chamam mais atenção do que anúncios estáticos. Se você não tem interesse em criar vídeos comerciais, uma ideia é realizar impulsionamento da sua marca em redes sociais que utilizam vídeos, como o Youtube, por exemplo.

Ok, dicas anotadas. Agora você quer saber como o marketing digital pode te ajudar a vender mais, não é mesmo? Afinal, ter uma forte presença digital é importante, mas nada disso vai te trazer dinheiro se você não vender!

Já tivemos um programa falando sobre o novo jeito de vender, que está diretamente ligado com o marketing digital. Hernani Alves Melo, Diretor Comercial da PrintWayy – Startup de tecnologia especializada em desenvolvimento de software – comenta que a área de vendas tem muitas oportunidades profissionais e é vital para qualquer negócio. Porém, é preciso atentar-se às mudanças constantes e inovações do mercado para adequar os processos e abordagens de venda para manter bons resultados.

Mas, e qual é esse novo jeito de vender?

É realizar a venda do produto e serviço sem se deslocar – também chamado de inside sales. Antes, a área de vendas focava na lógica do vendedor. Agora, o foco está no cliente. Hernani fala que este novo jeito de vender surgiu da transformação dos hábitos do consumidor, que quando busca por um produto ou serviço, sua decisão de compra é influenciada pelas informações disponíveis online, pelas avaliações e comentários de outros clientes, opiniões de sua rede de contatos, e outras informações menos massivas.

Ou seja, empresas que divulgam mais informações, geram mais conteúdo sobre o seu produto ou serviço e tem clareza sobre seu público alvo (também chamado de persona), tem maior chance de atrair pessoas para empresa e concretizar vendas.

Percebeu como tudo está relacionado?

Mas você pode se perguntar:

E para quem está começando, deve investir mais em marketing ou vendas?


Segundo Hernani, o marketing deve ser visto como um braço do time comercial, uma fonte de receita. E não como um custo. Antes mesmo de ter um produto já é possível fazer marketing dele e analisar a reação dos leads. Portanto, investir em marketing é investir em vendas. Os dois estão relacionados.

Todo o processo de venda, seja online ou não, deve ser encarado como uma ciência, um processo onde tudo pode ser medido, e por consequência aprimorado. O uso de indicadores no seu setor de marketing e vendas é um ponto importantíssimo para o crescimento do seu negócio. Afinal, o que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

Vale lembrar que não há necessidade de encher sua equipe de vendas com sistemas e processos mirabolantes. A ideia é ter algum tipo de controle de informações e dados que no momento estão “invisíveis”, não sendo utilizados. Uma informação muito importante que muitas vezes passa despercebida pelas empresas é o motivo da perda de clientes. Por que aquele lead escolheu não fechar negócio com a sua empresa? Você tem que saber! Seja por preço, qualidade, entrega, concorrente. É importante o registro desse motivo, para que uma análise estratégica possa ter embasamento e ser mais eficaz. Uma simples planilha no excel para registrar essas informações já é suficiente para começar.

Perceba que não há uma receita padrão sobre como vender mais online nem como fazer o melhor marketing digital. O mundo tecnológico está sempre evoluindo e forçando as empresas a se adaptarem a novas tecnologias, processos e necessidades.

Em outro episódio do Podcast Pulso Empreendedor recebemos o Juliano Franco, especialista em vendas e dos franqueados da Echosis, deu algumas dicas de vendas para seu negócio. Confira algumas que destacamos pra você:


Tempo de retorno.

Perder o tempo de retorno talvez seja um erro sem solução. Vivemos num mundo em que as pessoas querem resolver tudo na hora. Agilidade é a chave. Portanto, perder o timing e demorar em passar aquele orçamento ao seu lead, pode abrir portas para ele buscar seu concorrente.

Dois ouvidos e uma boca.

Com o mundo digital e tanta informação disponível, muitas vezes os clientes já entram em contato com as empresas sabendo o que elas fazem, sua história, valores, etc. Pensando nisso, é importante destacar que durante o primeiro contato, o vendedor deve dar mais atenção à dor do cliente, entender o que de fato ele está buscando, e então oferecer sua solução.

Processos, processos e mais processos.

A dica aqui é: Quem vende também precisa de processos e treinamento técnico. Entender a funcionalidade do produto ou serviço que você vende é fundamental para entender como você irá solucionar os problemas do seu cliente. Um ótimo exemplo disso é a XP Investimentos, que possui um time de vendas inteiramente composto por engenheiros, os quais possuem alto nível de conhecimento técnico.

Gostou das dicas? Ouça o programa completo e fique por dentro dessas e outras dicas práticas que você consegue aplicar hoje mesmo em seu negócio!

E já que falamos anteriormente sobre a necessidade das empresas se adaptarem e estar em constante busca de conhecimento, que tal uma indicação de livro para fechar com chave de ouro?

Aqui vai: Spin Selling - Alcançando Excelência em Vendas, de Neil Rackham.

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