14 de fevereiro de 2020

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o esforço de criar, possuir ou comercializar uma ideia, tecnologia, produto ou serviço. Diferente do que muitas pessoas pensam, empreender não é apenas para quem possui uma empresa, podendo ser um projeto, um negócio e até mesmo um investimento pessoal.

Também é possível empreender implementando mudanças em empresas já existentes, mas o nosso objetivo com esse artigo é desmistificar o empreendedorismo e te mostrar que qualquer pessoa pode empreender, inclusive você!

Mas então, para que serve o empreendedorismo?

O mundo está em constante transformação. As pessoas mudam sua maneira de viver, a forma como interagem, as suas expectativas e seus hábitos de consumo. Dentre as principais mudanças que são claras e visiveis é o fato de que as pessoas estão demandando cada vez mais pelas soluções dos seus problemas, buscando bem estar e experiências mais humanas, personalizadas e agradáveis. Empresas e pessoas que não se adequem ou não busquem entender essas mudanças terão dificuldades.
Conjuntamente temos uma economia e relações de trabalho mudando de forma rápida. Os empregos formais, com vínculos fortes e duradouros, carreiras longas e sensação de segurança e estabildiade estarão cada vez mais raros. E nesse meio, aonde a concorrência e o trabalho está mudando, surge o empreendedorismo com uma alternativa para o mundo.

Pessoas dispostas a solucionar problemas reais da sociedade, correr riscos calculados e desenvolver projetos ou ter iniciativas irão se destacar. Mais do que ajudar no crescimento da economia os empreendedores tem um papel fundamental para o desenvolvimento social. O empreendedorismo serve portanto para o indivíduo, como forma de se desenvolver, assumir o protagonismo, gerar valor com iniciativas, ao invés de ficar esperando oportunidades e serve também à sociedade a partir do momento em que propõe soluções economicamente viáveis através de empresar ou de ações de impacto que resultam em mais empregos, valor, melhoria direta na vida das pessoas.

Pelo comentado acima, podemos afirmar que o empreendedorismo está diretamente ligado à inovação, pois contibui diretamente com a criação de novos meios, processos e gera resultados.

Alguns tipos de empreendedorismo

Existem diversos tipos e formas de empreender. separei pra você algumas das mais conhecidas e que estão em alta, vamos lá:

Empreendedorismo Individual e Empreendedorismo MEI

Para dar o primeiro passo na carreira empreendedora as pessoas muitas vezes iniciam sozinhas, exatamente de onde estão e com as condições que tem. E na necessidade de se iniciar um negócio a grande maioria inicia do jeito informal, sem registrar seu negócio.. E tá tudo bem... Desde que não continue pra sempre assim tá?

Existem duas formas para se tornar um(a) empreendedor(a) individual uma delas é a Emrpesa Individual de Resposabilidade Limitada, ou só EIRELI. A outra forma, e diga-se a mais comum é o Microempreendedor Individual, popularmente conhecido como MEI.

Empreendedorismo Digital

Uma das formas de empreender que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Qualquer pessoa com acesso à internet pode empreender de forma digital.

Tudo que você precisa para se tornar um(a) empreendedor(a) digital é ter uma ideia ou um produto (em muitos casos um infoproduto) e comercializá-los através de um site, loja virtual, plataformas de marketplace ou até mesmo nas redes sociais.

A grande vantagem deste modelo é que o investimento inicial para começar a operar o negócio tende a ser menor do que em modelos tradicionais e você consegue impactar uma fatia maior de clientes com um custo aquisição de cliente mais baixo.

Empreendedorismo Cooperativo

Esse é o tipo de modelo voltado para empreendedores que trabalham de forma individual mas querem formar uma união para conquistar força e recursos. Neste caso, os empreendedores querem uma ajudinha dos colegas mas, não querem perder sua essência.

Empreendedorismo e cooperativismo caminham lado a lado! No modelo de cooperativismo as pessoas se unem com o propósito de fortalecer o nicho de atuação de seus empreendedimentos.

No empreendedorismo cooperativo as pessoas que são cooperadas acabam juntas podendo se inserir no mercado e "competir" com empresas grandes oferecendo produtos ou serviços com preços mais justos e com qualidade equivalente a de instituições privadas.

Um exemplo deste modelo é a Credicomin, uma cooperativa de crédito que consegue oferecer aos cooperados (que possuem contas) as mesmas soluções de bancos privados porém com taxas menores, uma vez que não visam o lucro.

Empreendedorismo Social

Uma forma muito nobre de se empreender!

Esse tipo de empreendedorismo foca em resolver problemas que impactam a sociedade. Muitas vezes são criados projetos que ajudam a melhorar o crescimento humano e social.

A relação com o lucro também é um dos pontos que diferenciam o empreendedorismo social das demais formas de empreendedorismo. O resultado mais importante nos projetos de empreendedorismo social são os de impacto no meio onde estão inseridos, entretanto, não significa que estas formas de empreendedorismo não possam gerar lucros para as pessoas envolvidas nos projetos.

Como empreender com sucesso?

Você tem o perfil empreendedor (vale ressaltar que quando usamos empreendedor nos referimos a mulheres também ok?) e vai ter sucesso em sua jornada?

Para ser um bom empreendedor é necessário sair da zona de conforto encontrar o seu própósito e ir atrás daquilo que almeja. Não existem pessoas que nasceram com um dom de empreender.

O que existe são pessoas que reconhceram em quais aspectos são boas e souberam explorar oportunidades através de suas facilidades. Você concorda comigo que você tem habilidades que outra pessoa não tem e vice-versa? Então, é exatamente isso, potencialize o que você tem de bom e desenvolva o que não é tão bom assim. O que vai te tornar um empreendedor de sucesso é você mesmo!

Afinal de contas, empreender é ter atitude!

Pode não parecer, mas o grande segredo para ser empreendedor são os comportamentos. Todos temos capacidade para empreender, o fator determinante para isso vai ser as suas ações e a sua força de vontade. 

Agora você deve estar se perguntando, “mas que comportamentos são esses? ”. Confira a lista a seguir:

  1. Iniciativa: Quem empreende precisa estar o tempo todo antenado nas oportunidades e ter inciativa. É preciso ser proativo e não se acomodar, precisa-se estar dois passos à frente da média. A pessoa que é proativa acaba assumindo um papel de protagonismo e construir o seu próprio futuro.

  2. Persistência: Essa é a habilidade de enfrentar os obstáculos. É completamente normal no mundo do empreendedorismo projetos e ideias não darem certo, mas o importante é não desistir. É muito importante também analisar o que pode ter dado errado e buscar alternativas para mellhorar e tentar outra vez. Tente quantas vezes for necessário!

  3. Correr riscos calculados: Para não cair do cavalo e se machucar demais, é necessário procurar alternativas para reduzir os riscos. Sim, eles são praticamente inevitáveis, empreender é correr riscos, mas fazendo analises e planos você diminui suas chances de se dar mal.

  4. Exigência de qualidade e eficiência: É muito importante se preocupar com a qualidade do seu produto e do seu serviço, nunca se conforme com o “bom”, sempre procure ser melhor. Aquele empreendedor que não se atualiza e não busca qualidade máxima esta fadado a ficar para trás.

  5. Comprometimento: Sempre se comprometa com o seu serviço, a responsabilidade é sempre sua. Talvez seja necessário fazer alguns sacrifícios, mas eles valerão a pena no final do processo.

  6. Busca de informações: Nunca ache que está bom o suficiente em relação aos concorrentes, sempre busque novas ideias, insights e capacitações para se manter por dentro do que é tendência no mundo e no seu segmento. Estar em contato com outros empreendedores que atuem ou não no seu segmento também é fundamental para ter sucesso na carreira.

  7. Estabelecer metas: Estabeleça metas para dar sentido àquilo que você está fazendo, pergunte-se: “Por que estou fazendo isso”? Dessa forma fica mais difícil se perder dos objetivos principais. Metodologias como a Metas SMART podem ajudar você nesse processo.

  8. Planejamento e monitoramento: "Pra quem não sabe pra onde vai qualquer caminho serve" - Essa frase de Sêneca também dita pelo gato no filme da Alice, faz muito sentido. Por isso é muito importante traçar e definir as metas para sua carreira empreendedora. Após isso trace um plano e estabeleça indicadores que irão servir como termometro para mostrar se você está indo ou não na direção que almeja.

  9. Persuasão e rede de contatos: Como mencionamos no tópico sobre busca de informações, no empreendedorismo não conseguimos ser "lobos solitários", precisamos de ajuda. Para isso, temos que criar uma rede de contatos, identificar pessoas que estejam também em busca do que você está querendo para si. Isso fará com que você possa ter com quem contar nos momentos de dificuldade, além de aumentar suas chances de geração negócios e fortalcimento de seu empreendimento.

  10. Independência e autoconfiança: essa característica é umas das mais importantes, você precisa acreditar no seu trabalho e ser otimista. De nada adianta executar todos os passos anteriores se você não acredita em si. Faça uma auto-análise, liste os seus pontos fortes e também os pontos em que precisa melhorar e tenha certeza de que você vai conseguir, afinal, como já dissemos, empreendedor de sucesso é aquele que tem atitude!

Como anda o empreendedorismo no Brasil?

Sempre haverão desafios para quem busca seguir pela carreira empreendedora. Seja empreendendo individualmente, no meio digital, de forma social... enfim, empreender é um esporte para poucas pessoas.

O Brasil por questões legais torna os desafios bastante burocraticos, além disso a alta carga tributária é desfavorável principalmente nos primeiros dias de vida de uma empresa que na grande maioria das vezes está na fase de estruturação de capital para poder operar.

Mas, o recado do Pulso é: As regras do jogo valem pra todos! E também no Brasil, existe uma infinidade de oportunidades para empreender, diversos problemas que impactam milhares de pessoas e mercados ainda não explorados. Ou seja, saiba olhar ao seu redor e entender como pode melhorar a vida das pessoas e resolver problemas reais.

Mas a verdade é: Ou você cruza os braços, reclama e espera o protagonismo de outra pessoa, ou opta por ser protagonista e enfrentar os problemas que você e sua gente vivem todos os dias. A escolha é sua!

Aproveita e confere também nossos conteúdos no podcast através de seu aplicativo favorito, basta escolher abaixo:

Escute Nossos Podcasts:
Compartilhe: